FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Isolamento térmico - Problemas sob investigação - Ep.1

Atlas Portugal

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +4/-1
Embora o Sistema ETICS pareça uma solução simples, facilmente são detetados muitos erros. Esses erros são cometidos pelos mais diversos intervenientes, técnicos que não dimensionam corretamente a solução, ou promotores que insistem no progresso rápido do trabalho e que não respeitam o trabalho e todos os outros parâmetros necessários, entre outras situações.
No entanto, o seguinte artigo é dedicado a erros de instalação. Começamos com a colagem dos painéis isolantes e aplicação de revestimentos de base.

Caso 1. Método de colagem errado (cordão perimetral não executado).
Defeito

Depois de alguns dias desde a colagem dos painéis isolantes, a equipa começou a aplicar a camada de barramento armado.
Essa foi a altura em que ocorreu o defeito - as placas começaram a sair.

Diagnóstico

Descobriu-se que, enquanto o adesivo aderia firmemente ao suporte, não havia adesão suficiente entre os painéis e o adesivo.
O promotor fez uma reclamação sobre o adesivo.
Um representante do fabricante chegou ao local da obra e descobriu que os painéis foram aplicadas no suporte apenas com pontos de adesivo (o que já é um erro) e que o tamanho da superfície a ser revestida com o adesivo é menor do que o necessário (foto 1).
O aplicador explicou que ele sempre tinha aplicado dessa maneira e nunca tinha tido problemas. Além disso, desta vez ele estava a trabalhar com painéis de EPS Grafite com as quais ele nunca havia trabalhado antes.
As placas de grafite, apesar de suas melhores propriedades de resistência térmica, têm algumas particularidades no momento da aplicação.
Portanto, antes da colagem, as fachadas devem estar protegidas da incidência direta dos raios solares para que não haja um sobreaquecimento do suporte, e posteriormente para que não haja esse mesmo fenómeno também nos painéis.
Esta simples ação aumenta as probabilidades de sucesso.
No entanto, tanto no caso de painéis de EPS Normal ou EPS Grafite, o adesivo deve ser aplicado na parte de trás do painel com a técnica "Cordão e Pontos" (foto 2).
Um cordão em todo o perímetro do painel (mínimo de 3 cm de largura) mais 6 a 8 pontos de adesivo distribuídos uniformemente pelo painel (8 a 12 cm de diâmetro), de forma a que antes da placa ser pressionada contra o suporte tenha mais de 40% da sua área com adesivo, e depois de pressionada essa área aumente para 60%.

Solução

Decidiu-se colar as placas de EPS Grafite através deste método e verificar o efeito após três dias.
Passado este tempo, o aplicador tentou destacar estas amostras e verificou-se que:
- o painel isolante quebrou, ficando no suporte o adesivo com uma parte de EPS Grafite.
Após este resultado, o promotor ordenou ao aplicador a remoção todas as placas e resíduos de adesivo e fixar novamente o isolamento de acordo com as instruções do fabricante - com uma tira periférica. Felizmente para o promotor, a maioria das placas destacadas não foram danificadas e poderiam ser usadas novamente.

Lembrar

1 - Ler a ficha técnica do produto com atenção. Caso ainda persista alguma dúvida, contactar o fabricante.
2 - Não aplicar EPS Grafite sob a incidência direta dos raios solares.
3 - Proteja a fachada do sobreaquecimento durante a instalação e da aderência inicial ao adesivo, pois pode resultar em problemas desta natureza.

Florial

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +0/-0

Atlas Portugal

• Inovar
Por isso eu meto sempre buchas.

Quanto à utilização da fixação mecânica:

1º O metodo de colagem dos painéis é igual, isto é, "Cordão e Pontos". Não deve nunca colar os painéis só com pontos
2º As fixações mecânicas é uma ancoragem adicional e o seu uso depende do projeto em si.

Como informação geral temos que o uso das fixações mecânicas são obrigatórias quando:
Obra nova:
- no caso de ser isolamento em EPS, se a espessura de isolamento for superior a 15cm.
- no caso de ser isolamento em Lã Mineral, sempre independentemente da espessura
- Altura superior a 12m

Obra de renovação:
- sempre necessário, seja com isolamento em EPS ou Lã Mineral

Depois existem outras variáveis, como por exemplo, se o local da habitação é muito ventoso, também irá influenciar nesta decisão.

Florial

• User Iniciado
  • *

Atlas Portugal

• Inovar
Mas usando pontos + cordão gasta mais cola.

Gasta a cola necessária para efetuar o trabalho.
E dessa forma sabe que o trabalho está em conformidade com aquilo que o fabricante recomenda.

Caso haja algum problema, e se o metodo de colagem não for o indicado pelo fabricante, as garantias não serão acionadas.

ETICS

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +12/-0
    • Auswahl - Isolamento térmico pelo exterior
Mas usando pontos + cordão gasta mais cola.
Não precisa mas lá está depende da marca e quem tem ** tem medo  ;)

Depois existem outras variáveis, como por exemplo, se o local da habitação é muito ventoso, também irá influenciar nesta decisão.
Eu acrescentaria em "sempre com fixação mecânica" locais numa faixa de 30km no litoral ou acima dos 700m de altitude.

Florial

• User Iniciado
  • *
E?

Para puder concorrer com o vizinho, tenho que fazer mais barato que ele, senão não ganho obras.

E para fazer mais barato, não posso gastar muito. Logo tenho que poupar no máximo de coisas que puder.

Eurobuild

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +14/-0
    • Eurobuild
Para puder concorrer com o vizinho, tenho que fazer mais barato que ele, senão não ganho obras.

E para fazer mais barato, não posso gastar muito. Logo tenho que poupar no máximo de coisas que puder.

E quando houver algum problema?
Se a marca não refere esse método de colagem, as garantias deixam de existir.
Como é que você resolve?

ETICS

• Inovar

E poupar comprometendo qualidade?

Florial

• User Iniciado
  • *
E poupar comprometendo qualidade?

Aquilo leva os pontos e as buchas. Fica agarrado.

Eu já percebi que aquilo que as fábricas querem é vender.

Florial

• User Iniciado
  • *
E quando houver algum problema?
Se a marca não refere esse método de colagem, as garantias deixam de existir.
Como é que você resolve?

Para isso também teria que usar tudo da mesma marca...

ETICS

• Inovar
Aquilo leva os pontos e as buchas. Fica agarrado.

Eu já percebi que aquilo que as fábricas querem é vender.

Se você está satisfeito com os resultados obtidos e os seus clientes também....perfeito!

Atlas Portugal

• Inovar

Só assim é que o sistema é garantido.

E as marcas não querem só vender.
As marcas querem que o sistema seja aplicado corretamente. Pois como sabe, o sistema não sendo aplicado corretamente, o sistema não irá funcionar, e é por isso que cá em Portugal existe, ainda, muitas vozes críticas aos sistemas ETICS, pois quando o mesmo apareceu era tudo de qualquer maneira e feitio e simplesmente não resultava, pois não era assim que devia de ser feito.

Se a marca diz para aplicar de uma determinada forma, cumprindo com determinados requisitos, se você aplica de outra forma está errado.