FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Isolamento térmico em aquecimento de pavimento radiante elétrico

Piso Radiante

  • User Veterano
  • ****
    • Mensagens: 370
    • Concordo/Discordo: +4/-0
    • Sexo:Masculino
    • Ideias para a habitação®
Isolamento térmico em aquecimento de pavimento radiante elétrico

O aquecimento radiante elétrico de pavimento apresenta-se como uma excelente solução de aquecimento e pode ser instalado imediatamente por baixo do pavimento. Não precisa de caldeiras, ou sistemas centralizados, baixo investimento inicial, soluções flexíveis às mais diversas situações, controlo independente por compartimento, sem manutenção e um longo período de vida útil.


O processo de instalação é muito simples, mas exige que sejam seguidas e cumpridas algumas recomendações para garantir o melhor conforto, a melhor poupança energética e uma maior longevidade dos equipamentos. O isolamento térmico de pavimento desempenha um papel importante no desempenho global do sistema de aquecimento. Assegura não só um maior conforto como garante uma maior poupança energética e uma maior
reatividade do sistema de aquecimento.


Uma solução eficiente de isolamento térmico de pavimento ao diminuir o fluxo de energia no sentido oposto ao que se deseja (normalmente para baixo) garante um maior fluxo de energia no sentido que se deseja, normalmente para cima (superfície radiante).
Por outro lado, é importante planear na periferia dos espaços uma tira/banda de isolamento (ex: polietileno) de forma a realizar a correção de pontes térmicas na ligação/contato dos pavimentos com as paredes. A solução de isolamento planeada para associar ao aquecimento por piso radiante elétrico pode não substituir a solução de isolamento térmico de pavimento que eventualmente esteja contemplada no projeto térmico do local.

Novas construções
Existindo um correto planeamento, normalmente em novas construções não existem restrições ao nível das cotas disponíveis ao nível do pavimento.

Para uma boa performance aconselha-se a utilização de uma solução de isolamento térmico de pavimento com uma resistência térmica de pelo menos 1 m2K/W. No caso de o local estar localizado por cima de um local não aquecido (exterior, fundações, outro) a resistência térmica deverá ir até aos 2 m2K/W. A solução de isolamento térmico não deve ser compressível e deve ser adequada para isolamento térmico de pavimentos.

Como exemplo, recomendam-se 4cm de poliestireno extrudido (XPS) para obter a resistência térmica de 1 m2K/W ou, até 7 cm para obter a resistência térmica de 2 m2K/W.

Renovações
Em renovações é importante averiguar a altura disponível para instalar a solução de aquecimento de pavimento radiante elétrico. Mesmo estando o local limitado na maior parte das situações é importante instalar isolamento térmico de pavimento.

Recomenda-se a placa F-Board que reduz as perdas de energia até 3 vezes. A placa F-Board possui um núcleo em poliestireno extrudido e é revestida em ambas as faces com uma argamassa armada. Permite uma excelente aderência às várias camadas (por baixo e por cima), de forma a ser obtida a melhor qualidade na instalação.

Existem no mercado outras alternativas de isolamento térmico de pavimento para remodelações. Confirme com o fornecedor se são adequadas para aquecimento pavimento radiante elétrico.

Isolamento térmico
Tanto em novas construções como em remodelações a base deve estar estável, nivelada, limpa e sem resíduos. As placas de isolamento não devem ter deformações (deflexão) superior a 4mm/m de forma evitar a presença de ar por baixo do isolamento.

Finalmente, a instalação do isolamento térmico deve prevenir a infiltração da argamassa/adesivo nas juntas das placas de isolamento ou na ligação das placas de isolamento com as paredes. Poderá por exemplo utilizar fita para proteger as juntas. Mesmo que o cabo/esteira de aquecimento não seja instalado(s) em toda a área o isolamento térmico deve ser aplicado em toda a área.

Ideias para a habitação®
www.ideiasparahabitacao.pt


Mjdias

  • User Iniciado
  • *
    • Mensagens: 22
    • Concordo/Discordo: +4/-0
    • Sexo:Masculino
O piso radiante eléctrico, pode ser instalado e removido ? valores por m2 ? Dimensão dos rolos ?

Cumprimentos


Piso Radiante

  • User Veterano
  • ****
    • Mensagens: 370
    • Concordo/Discordo: +4/-0
    • Sexo:Masculino
    • Ideias para a habitação®
O piso radiante eléctrico, pode ser instalado e removido ? valores por m2 ?
Não.

valores por m2 ?
À volta dos 17-18€/m2 + IVA para áreas a rondar os 120m2.
Áreas menores (casas de banho) fica mais caro.
Se tiver algum projecto solicite uma cotação geral@ideiasparahabitacao.pt

Dimensão dos rolos ?
Depende da potência escolhida. Existem diversos tamanhos/potências, desde os 8,6m/155W aos 147,4m2/2640W.
Ideias para a habitação®
www.ideiasparahabitacao.pt