FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

A Decoração de Interiores : O sapato no pé certo

CMartin

  • User Iniciado
  • *
    • Mensagens: 37
    • Concordo/Discordo: +8/-0
A Decoração dos Interiores
A decoração é o toque final que lhe faltará.
Uma vez pronta a construção, em casos de nova construção, a obra, em casos de remodelação, adquirida a casa nova ou somente querendo mudar do existente - é a decoração que vai fechar, completar, o todo.
A decoração não é indiferente. As mobílias, as peças de decoração - e em que cores, em quais tecidos, nos tecidos em que texturas, os materiais (madeira, ferro, inox, pedra,..) e em que acabamentos, (ao natural, pintados, lacados, forjados, bujardados..) - assentam as escolhas vão - tenha a certeza disto - fazer a casa o que dela seria suposto. Uma bela casa. Um belo espaço.
Estética.
E em que formas ?
Qual a forma do sofá a ser integrado na sua sala. Por que razão, por gosto, por técnica ? Idealmente por ambos. Um sofá sem pernas ocupar-lhe-á mais espaço visual do que um sofá com pernas, em que contemplando o espaço, se consegue abranger com o olhar todo o piso, ininterruptamente sem obstáculo fará o espaço parecer maior. Por exemplo.
Uma almofada redonda é mais romântica e feminina do que uma quadrada. Mas o padrão terá também algo a dizer. E a cor. E o tecido.
A que alturas se penduram os quadros ?
São todas estas questões que se põem na cabeça de um decorador no levantamento, e que instintivamente consegue equacionar, para uma soma correcta. A soma será o estilo.
Quando falamos em estilo temos os principais tradicional, moderno, romântico, contemporâneo, rústico que geralmente se vão mesclando com os actuais tendência industrial, nórdico, retro, vintage, étnico, minimal e os eclécticos. Os eclécticos, em que misturando uns com outros, ou muitos entre eles, acabamos por obter uma panóplia interessante de estilos e sem estilo definido. Sempre ao seu estilo.
A decoração trata-se de estética e conforto visual, beleza, enfim, e de gosto. Há no entanto técnica que se alia ao gosto que não deve ser menosprezada. Há peças que gostamos mas que não têm lugar em determinado contexto, e que poderá muito bem ser o seu caso e contexto.
Na realidade é preciso muito pouco para se conseguir ter uma decoração muito bonita e que nos dê prazer nos nossos interiores. É preciso apenas que seja a certeirinha. A certeira. E aí encaixará na sua casa com que uma luva. Ou o sapato da Cinderela.

« Última modificação: 21 Agosto 2019, 08:59 por CMartin »