FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

ETICS EPS GRAFITE Pormenores.

papacurvas

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +0/-0
Gostaria de opiniões sobre uns pormenores na aplicação de ETICS 60mm  que não encontrei em nenhum manual das marcas.

A minha situação é uma moradia antiga em banda e forrada a azulejo.

O primeiro pormenor que deixo é como fazer a ligação com um telheiro.

O telheiro da foto vai ser substituído por painel sandwich.

O que fazer primeiro, primeiro encostar o painel sandwich a parede existente e o ETICS "cai" por cima do painel ?

Ou fazer o ETICS  e fazer o telheiro depois colocando um perfil de remate fixo no ETICS  sobre o painel?

papacurvas

• User Iniciado
  • *
O segundo pormenor é a ligação com as paredes dos vizinhos sendo moradias em banda.
No meu caso o problema só existe em duas paredes.
Como é feito nestes casos? Existe algum perfil proprio?
Nesta parede na frente da casa tenho a dividir cabos elétricos e de comunicações bem como a tubagem do gaz natural.

papacurvas

• User Iniciado
  • *
Nas traseiras um pouco antes da parede do vizinho tenho a calha com o tubo do gaz natural.

papacurvas

• User Iniciado
  • *
Por ultimo neste pormenor com o "cruzar" das placas EPS, estas ficam de fora desta pequena pala.

Como é feita a proteção destas placas?  Com um rufo metálico?

ETICS

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +12/-0
    • Auswahl - Isolamento térmico pelo exterior
O que fazer primeiro, primeiro encostar o painel sandwich a parede existente e o ETICS "cai" por cima do painel ?

Ou fazer o ETICS  e fazer o telheiro depois colocando um perfil de remate fixo no ETICS  sobre o painel?
Eu optaria por fazer primeiro o ETICS continuo de cima a baixo e depois encostar o painel sanduiche, devidamente rematado.

O segundo pormenor é a ligação com as paredes dos vizinhos sendo moradias em banda.
No meu caso o problema só existe em duas paredes.
Como é feito nestes casos? Existe algum perfil proprio?
Terá que ficar logo à partida com um ressalto nessa zona, já que a face da sua "nova" parede ficará saliente relativamente às paredes adjacentes.
Á priori um perfil de canto será o suficiente.

Nesta parede na frente da casa tenho a dividir cabos elétricos e de comunicações bem como a tubagem do gaz natural.
Tente logo à partida "incorporar" no sistema ETICS.

Por ultimo neste pormenor com o "cruzar" das placas EPS, estas ficam de fora desta pequena pala.
Como é feita a proteção destas placas?  Com um rufo metálico?
Arranje um "mini" capeamento  ;)

papacurvas

• User Iniciado
  • *
ETICS obrigado pelas respostas muito valorizo a sua opinião.
Como feedback as suas opiniões:
Eu optaria por fazer primeiro o ETICS continuo de cima a baixo e depois encostar o painel sanduiche, devidamente rematado.
Utilizando os remates que por exemplo este fabricante propõe ? https://www.mundiperfil.pt/produto/munditelha/

Terá que ficar logo à partida com um ressalto nessa zona, já que a face da sua "nova" parede ficará saliente relativamente às paredes adjacentes.
Á priori um perfil de canto será o suficiente.
Não seria melhor algo deste género ? https://pt.topeca.pt/catalogo/perf/perfil-isolamento-termico/perfil-lateral-em-alumnio-para-etics.html

Tente logo à partida "incorporar" no sistema ETICS.
Esses cabos estão do lado do vizinho ;)

Arranje um "mini" capeamento  ;)
Ok , quando se refere a capeamento são os chamados rufos em chapa zincada ? Tem a ideia da durabilidade disso? Tem manutenção ou passa pela substituição quando começa a degradar?

ETICS

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +12/-0
    • Auswahl - Isolamento térmico pelo exterior
ETICS obrigado pelas respostas muito valorizo a sua opinião.
Como feedback as suas opiniões:Utilizando os remates que por exemplo este fabricante propõe ? https://www.mundiperfil.pt/produto/munditelha/
Sim, parecem-me ser adequados mas com certeza o seu fornecedor de painel sanduiche o conseguirá aconselhar.

Não seria melhor algo deste género ? https://pt.topeca.pt/catalogo/perf/perfil-isolamento-termico/perfil-lateral-em-alumnio-para-etics.html
Se lhe garantirem a aderência dos materiais à zona metálica que ficará virada para o vizinho, resulta.
Eu não o aconselharia não apenas pela aderência dos materiais como pelo facto de ter algo metálico a ser "influenciado" pela exposição solar.

Ok , quando se refere a capeamento são os chamados rufos em chapa zincada ? Tem a ideia da durabilidade disso? Tem manutenção ou passa pela substituição quando começa a degradar?
A ideia será proteger apenas aquele canto  ;)

papacurvas

• User Iniciado
  • *
Eu não o aconselharia não apenas pela aderência dos materiais como pelo facto de ter algo metálico a ser "influenciado" pela exposição solar.

Compreendo, o metal realmente é mt influenciado pelas condições climatéricas e poderá comprometer a solução.
O perfil de canto e um duplo barramento armado nessa zona poderá ser melhor.

Obrigado