FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Aquisição Moradia Térrea conselhos aquecimento

vitoroliveira25

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +0/-0
Bom dia,
sou novo cá no fórum e os meus parabéns por haver um fórum que sirva para ajudar e prestar esclarecimentos nas mais diversas situações!

Recorro aqui também eu para tirar algumas ideias, e opiniões de pessoas que já têm, e que ajudem a entender as melhores soluções sobre alguns assuntos em que vou expor...

Estou a pensar adquirir uma moradia térrea com cerca 170 mts2 de área útil "garagem incluída".
Ainda vai ser construída e o projecto foi-me apresentado já aprovado e pronto para ser comercializado.

Aquecimento e resfriamento:
O que está definido como base será tudo por splits "ar condicionado" e é a única solução definição de base.

Eu tenho em mente deixar uma pré instalação alternativa  para o inverno... O que aconselham
Pré instalação radiadores, aquecimento solo mas acho que é caríssimo... Caldeira? Recuperador calor?

Tenho estas dúvidas pois a eletricidade em Portugal não é barata, é tenho em mente deixar preparado para painéis solares também e investir nisso.

Gostava de fazer os investimentos certos para a médio longo prazo, pagar o mínimo de luz por exemplo a EDP ou outra...

Aquecimento águas residuais:
Esta projectado para bomba de calor, é eficiente e económico?
Desconheço o sistema....

O meu obrigado apenas pretendo fazer as escolhas acertadas sabendo que há opiniões diferentes...

A casa Será na Zona de Braga o que também é um factor determinante para a escolha de certas opções....

Schlüter-Portugal

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +13/-0
    • Schlüter Portugal
Antes de mais bem vindo ao Fórum Inovar.

Se apenas tem preconizado ar condicionado, o que tem previsto para as casas de banho?
Orange: the original!

vitoroliveira25

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +0/-0
Obrigado 😜
Para ser sincero ainda não sei mas imagino o que a solução passará por algum aquecedor irei reunir em Setembro novamente para justamente levar todas estas perguntas e saber quais seriam as soluções mais acertivas para nós.

Não vivo em Portugal actualmente mas penso em regressar num futuro próximo.

Esta parte de aquecimento é realmente uma que me preocupa bastante pois queria a melhor opção e a mais económica para o futuro e não me importo de investir agora nisso mas claro sem exageros.
Tais como tenho em mente deixar a pré instalação de painéis solares e depois de já estar lá a viver alguns meses fazer o investimento correto para as necessidades da casa.

Obrigado

Schlüter-Portugal

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +13/-0
    • Schlüter Portugal
Não há nenhuma regra que seja válida para todas as situações e hábitos de utilização de todos os agregados familiares.

Com uma opinião tendenciosa comercialmente, posso propor duas situações:

a) Manter o sistema de ar condicionado que lhe foi apresentado pelo promotor imobiliário, e adicionar o sistema de pavimento radiante elétrico na zona das casas de banho Schlüter Ditra Heat
Muita informação aqui: https://foruminovarnaconstrucao.pt/index.php/topic,219.msg4089.html#new

b) susbstituir o ar condicionado pelo sistema de climatização radiante (calor e refrigeração Schlüter Bekotec Therm), pois o mesmo já faz o aquecimento e a refrigeração. Mais informação aqui: https://foruminovarnaconstrucao.pt/index.php/topic,14.msg3803.html#new
Orange: the original!