FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Como aquecer e arrefecer um piso contínuo sem risco de fissuras

Eurobuild

  • Inovar
  • ****
    • Mensagens: 2.209
    • Concordo/Discordo: +14/-0
    • Eurobuild


A possibilidade de explorar toda a superfície de uma divisão faz do piso radiante uma excelente opção como fonte de calor para aquecimento e refrigeração económico e ecológico.
Um piso aquecido também torna supérfluos os radiadores de parede clássicos que não combinam com o aspecto limpo e linear de uma casa moderna.

O design limpo e a ausência de radiadores volumosos clássicos são, portanto, um ditame absoluto para quem escolhe um piso de resina como o acabamento de sua casa.



No entanto, mesmo os acabamentos em resina apresentam um risco não negligenciável de rachaduras na superfície, se combinados com um sistema radiante normal, simplesmente incorporado no suporte do piso. Portanto, é de fundamental importância combinar as resinas com um sistema de aquecimento de piso que exclua esse possível problema desde o início .

A fissuração do revestimento de resina ocorre devido à considerável expansão térmica que uma betonilha aquecida pode gerar sob o piso. De fato, uma betonilha sofre variações dimensionais importantes, não apenas durante seu ciclo de maturação, mas também durante sua operação normal. Se essas alterações dimensionais ocorrerem com muita virulência, elas serão inevitavelmente transmitidas para o acabamento da superfície que, dilatando menos, inevitavelmente rachará.

O sistema Schlüter ® -BEKOTEC-THERM resolve esses problemas graças a uma solução integrada que, através de um sistema patenteado de painel de formas, induz a betonilha a uma "microfissura controlada", eliminando assim tensões e deformações. As microfissuras controladas "liberam" a tensão da betonilha e impedem a geração de retração ou expansão significativa. O temido fenómeno de "Curling" também desaparece, ou seja, a flecha da betonilha durante a fase da cura.

Graças ao Schlüter ® -BEKOTEC , são criados mini-ajustes, imperceptíveis ao olho humano e tão finos que não comprometem a integridade da superfície revestida com resina adequada.

Uma vantagem notável do sistema é a possibilidade de criar superfícies de qualquer extensão sem necessidade de juntas de fraccionamento das betonilhas. O aspecto "monolítico" desejável da superfície revestida com resina não é mais violado por interrupções desagradáveis ​​em correspondência com esses cortes da betonilha. (Em um sistema tradicional, as juntas de separação são obrigatórias, apenas para lidar com as tensões presentes no substrato).


Piso de resina feito na betonilha  Schlüter ® -BEKOTEC sem juntas de fração - Micropav Crer

O sistema permite um tamanho extremamente reduzido (a versão mais fina sem isolamento requer apenas 27 mm) e uma redução de peso nas estruturas (cerca de 70 kg / m²). Tudo isso sem ter que solicitar o uso de aditivos ou contrapisos especiais, nem fibras ou redes.
A betonilha de cobertura é tradicional (areia e cimento) ou pré-misturada do tipo C25-F4 ou máximo F5.



Quanto à parte hidráulica, não há indicações ou limitações particulares, pois a instalação é simples e tradicional.
O aquecimento é gerenciado em baixa temperatura de fluxo, com economia significativa na conta de consumo de energia.
Graças à sua baixa espessura, o sistematambém é definido como " baixa resistência térmica ", permitindo um gerenciamento preciso e rápido das variações de temperatura ao longo do dia.
Sem mencionar a possibilidade de usar o sistema também como piso refrigerado durante o verão.

Um prazer incrível, andar descalço em um dia quente de verão.



Com o micro-cimento Micropav da Crer, a Eurobuild disponibiliza uma solução garantida sem juntas de fracionamento e com o melhor dos pavimentos radiantes do mercado.

Mais da Crer em: https://foruminovarnaconstrucao.pt/index.php/topic,315.msg3788.html#new
« Última modificação: 03 Agosto 2020, 22:30 por Eurobuild »