FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Barramento armado em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS)

ETICS

  • Inovar
  • ****
    • Mensagens: 424
    • Concordo/Discordo: +12/-0
    • Sexo:Masculino
    • Auswahl - Isolamento térmico pelo exterior
Barramento armado em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS)

Em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), também vulgarmente conhecidos como sistemas “Capoto” o barramento desempenha uma importante função já que faz parte dos procedimentos que ao revestir as placas de isolamento, proporciona a adequada resistência mecânica, nomeadamente resistência aos impactos e à perfuração.



O barramento armado deve ser realizado pela incorporação de uma rede em fibra de vidro numa camada fresca de argamassa do sistema utilizado.  A argamassa do sistema utilizado DEVE SEMPRE ser previamente aplicada e só depois incorporada a rede em fibra de vidro.



O indício de um barramento armado bem realizado, será pela não visualização da quadricula da rede em fibra de vidro.

Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior AUSWAHL preconizam a utilização de uma rede em fibra de vidro com uma gramagem de 160gr/m2.


Em situações específicas deverá ser ponderado um duplo barramento, principalmente em locais acessíveis e que possam de alguma forma ser sujeitos a maior stress mecânico: locais acessíveis, zonas de garagem, escolas, centros de saúde, etc.



O primeiro barramento armado deve ser realizado na horizontal, sem sobreposição da rede em fibra de vidro. Este procedimento normalmente até 2m de altura. Só depois deverá ser realizado o barramento geral, este, com sobreposição de pelo menos 10cm da rede em fibra de vidro.

Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior são categorizados em 3 escalões (I, II e II), que se distinguem pela sua resistência aos impactos e à perfuração.



Na generalidade dos sistemas a categoria I e II é apenas alcançada através do duplo barramento armado.

Nos sistemas de isolamento térmico pelo exterior AUSWAHL é alcançada a categoria I apenas com um barramento o que os distingue da generalidade dos sistemas de isolamento térmico pelo exterior atualmente disponíveis no mercado.