FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Eficiência energética em reabilitação, é importante considerar?

Votação

Eficiência energética em reabilitação, é importante considerar?

Sim, sempre que possível
10 (100%)
Não, não é uma preocupação.
0 (0%)
Não tenho opinião.
0 (0%)

Votos totais: 10

REVESTE

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +1/-0
    • REVESTE - Revestimentos interiores e exteriores
Existem imensos edifícios antigos nos mais diversos locais que necessitam de reabilitação.
Será que no processo de reabilitação existe por parte de quem decide a preocupação de reabilitação apenas estética ou  existirá também a preocupação em também reabilitar o edifício do ponto de vista energético, promovendo assim a eficiência energética?
Fica a questão...

« Última modificação: 08 Dezembro 2019, 10:28 por REVESTE »
REVESTE - Revestimentos interiores e exteriores
www.reveste.pt

RMiguel

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +0/-0
É interessante mas o que vejo na maioria das situações é simplesmente picar, rebocar e pintar.
Nem tinha ideia que uma espessura tão baixa (1,5cm) poderia ter um impacto real na eficiência energética.
Valores de 20% para parede dupla e de 29% em parede dupla, são de facto valores a ter em conta.

Qual o custo por m2 do reboco térmico?

REVESTE

• Inovar
Nem tinha ideia que uma espessura tão baixa (1,5cm) poderia ter um impacto real na eficiência energética.
Valores de 20% para parede dupla e de 29% em parede dupla, são de facto valores a ter em conta.
Normalmente não têm atenção nessas situações e não se tem a mínima noção do que significa por exemplo adicionar 1,5cm de isolamento a uma determinada situação. Existe erradamente a ideia que isolamento térmico para ser "eficiente" tem que ter 4-5cm ou mais de isolamento térmico.
É certo que 4-5cm isolam mais do que 1,5cm mas na maioria das situações simplesmente não se considera nas situações mais básicas de recuperação de fachadas ou paredes interiores.

Qual o custo por m2 do reboco térmico?
Cerca de 8,40€/m2+IVA por cada 1cm de espessura.
www.reveste.pt

two-rok

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +2/-0
Nos dias de hoje, com informação disponível em todo o lado, parece-me surreal fazer-se uma reabilitação sem fazer um upgrade a nível térmico. É um investimento, além do conforto extra que proporciona.

Schlüter-Portugal

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +12/-0
    • Schlüter Portugal
Nos dias de hoje, com informação disponível em todo o lado, parece-me surreal fazer-se uma reabilitação sem fazer um upgrade a nível térmico. É um investimento, além do conforto extra que proporciona.

Eu não acho nada surreal. Temos muitos “velhos do restelo” e tudo o que sejam soluções novas em obra é muito complicado.
Orange: the original!

two-rok

• Inovar
    • Concordo/Discordo: +2/-0
Eu não acho nada surreal. Temos muitos “velhos do restelo” e tudo o que sejam soluções novas em obra é muito complicado.

Eu sei que sim, mas por isso mesmo acho surreal não terem isso em conta.

REVESTE

• Inovar
Neste momento utilizar seja o que for com, 2-3cm de espessura, não é tido nem achado na perspectiva de melhoramento energético.
Em reabilitação, muitas situações, passam apenas por picar e aplicar um reboco de regularização. Será este reboco de regularização que um reboco térmico deveria substituir.

Aplicando 1,5cm de um reboco térmico, por exemplo com uma condutibilidade de 0,048, a uma parede simples, sem isolamento, ,melhorará em mais de 29,5% a performance térmico do local onde é aplicado o reboco térmico.
www.reveste.pt

Noddy

• User Iniciado
  • *
Faz sentido utilizar esse reboco por dentro da casa? (Em paredes de pedra antigas com 50 cm de espessura em contacto com exterior).

REVESTE

• Inovar
Faz sentido utilizar esse reboco por dentro da casa? (Em paredes de pedra antigas com 50 cm de espessura em contacto com exterior).
Fará sempre sentido quando se trata de ações de reabilitação onde se pondera a utilização de um reboco de regularização, seja pelo interior, seja pelo exterior.
www.reveste.pt