FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

O que não deve fazer em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS)

ETICS

  • Inovar
  • ****
    • Mensagens: 416
    • Concordo/Discordo: +12/-0
    • Sexo:Masculino
    • Auswahl - Isolamento térmico pelo exterior
O que não deve fazer em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS)

Tempo de chuva
Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS) devem ser aplicados com tempo seco e, os locais não devem estar sujeitos ao vento, à incidência direta da luz solar e da chuva.
Se por um lado o vento e a incidência solar podem influenciar a secagem progressiva dos materiais utilizados nas várias etapas, a chuva no caso muito importante do revestimento final, pode provocar escorrimentos e a necessidade de corrigir os trabalhos já realizados.


Comportamento ao fogo
Sendo acima de tudo uma preocupação com segurança, mas que infelizmente tem atualmente muito a ver com fiscalização e implementação de soluções e /ou procedimentos adequados que previnam a propagação da chama. Para esse efeito existem materiais de isolamento que não ardem ou que ardem a temperaturas muito elevadas (ex: lã de rocha e lã de vidro), proporcionando assim tempo de evacuação adequados com o local em função das circunstâncias do local.


Barramento armado
O barramento armado tem como finalidade principal dotar de resistência mecânica as placas de isolamento térmico e proporcionar uma base adequada à aplicação do revestimento final.
O barramento deve ser realizado com o embeber na argamassa fresca de uma rede em fibra de vidro adequada ao sistema aplicado. Numa posição ideal a rede em fibra de vidro deve estar localizada no meio do barramento armado.
A rede em fibra de vidro NUNCA deve ser encostada diretamente às placas de isolamento, sem existir uma prévia aplicação de argamassa de barramento.


Juntas entre placas de isolamento
Nunca se devem preencher as falhas de isolamento com a argamassa do sistema. Devem ser utilizados pedaços do isolamento utilizado ou preencher com espuma de poliuretano. A principal consequência deste procedimento incorreto poderá ser no futuro o notarem-se as juntas entre placas de isolamento.


Limpeza do local de instalação
É importante garantir a melhor aderência do sistema de isolamento térmico pelo exterior (ETICS). Devem ser removidos quaisquer materiais que possam comprometer a aderência, o que em muitos casos passa por uma lavagem com jato de água.


Colagem por pontos
A argamassa de colagem deve, na maioria das situações, preencher 60% da placa de isolamento e deve ser realizada através de um cordão perimetral com 3-5cm e com 4-5 pontos no meio da placa de isolamento. Ficará assim cada placa de isolamento “fechada” da placa de isolamento adjacente e, não existirá uma camada de ar de alguns mm por trás das placas de isolamento na sua generalidade, que pode não só provocar maior stress em situações de vento e consequente descolamento, como em situações extremas provocar condensações no sistema.


Reforço do sistema ETICS
Existem locais potenciais de ocorrem fissuras e por tal facto devem ser reforçados. São exemplos os cantos junto a janela e portas, os locais de transição entre diferentes materiais de isolamento ou de espessuras diferentes, ou outros locais onde se preveja maior exigência do sistema.


Revestimentos cerâmicos/pedra
Em muitas situações é realizado o revestimento do sistema de isolamento térmico pelo exterior com materiais que excedem em muito a estabilidade esperada do barramento armado. Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS) não permitem, nas suas conformidades, a utilização de revestimentos que não aqueles preconizados nos seus documentos de homologação. Qualquer revestimento diferente deverá assegurar a sua compatibilidade com o sistema de isolamento térmico utilizado e possuir documentos de homologação da solução de revestimento.


Colagem
A colagem não deve ser utilizada para uniformizar a base ou dar enchimento em locais que se apresentem desnivelados. A colagem deve ser realizada com o procedimento normal (cordão perimetral e 4-5 pontos no meio) e devem ser usadas diferentes espessuras de isolamento, com consequente regularização da superfície das placas de isolamento antes de realizar o barramento armado.


Fixação mecânica
As buchas utilizadas na fixação mecânica destinam-se a ser um complemento à colagem nas situações que assim o exijam: edifícios antigos, locais ventosos, edifícios mais altos, etc. É importante que a fixação mecânica seja bem realizada e que se assegurada a efetiva fixação tendo em conta o tipo de bucha, tipo de base e espessura de isolamento utilizada. Qualquer fixação mecânica não eficiente deve ser removida e preenchida com espuma de poliuretano.


Barramento armado
O barramento armado deve ser realizado com o embeber de uma rede em fibra de vidro. A utilização de maior espessura de argamassa (>3mm), apenas com a utilização de uma rede em fibra de vidro, pode ter como consequência a fissuração do barramento armado.


Rede em fibra de vidro
A rede em fibra de vidro enquanto componente dos sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS) desempenham um papel importante na resistência mecânica final da solução e na proteção que proporcionam à solução. Deve ser utilizada a rede em fibra de vidro constante nos documentos de homologação do sistema utilizado. No limite uma rede em fibra de vidro desadequada inviabiliza a garantia do sistema.


Tem mais exemplos? Partilhe...