FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Como devem ser aplicados os painéis isolantes?

Atlas Portugal

  • Inovar
  • ****
    • Mensagens: 322
    • Concordo/Discordo: +4/-1
Os profissionais que instalam os Sistemas ETICS adotam diferentes abordagens relativamente à aplicação dos painéis isolantes de poliestireno.
Para alguns deles, uma colagem perimetral é mais uma política de marketing inventada para aumentar as vendas das argamassas do que propriamente uma boa prática de aplicação.
Para outros, a fixação com pontos garante uma ventilação adequada entre a parede e a camada de isolamento, algo desejado conforme a construção de dupla alvenaria.

Com quem devemos concordar?

Então os métodos recomendados para a aplicação da argamassa são:
1. método “Cordão e Pontos”
2. método integral

A aplicação da argamassa utilizando o método “Cordão e Pontos” consiste na aplicação de uma tira de argamassa de pelo menos 3 cm de largura ao longo de todo o perímetro do painel isolante de poliestireno. Além disso, deve-se complementar com pontos de 8 até 12 cm de diâmetro na restante superfície da placa. É importante cobrir pelo menos 40% da superfície do painel com a argamassa.
O segundo método, a argamassa deve ser aplicada em toda a superfície do painel isolante com uma espátula dentada. Este método só pode ser usado em suportes regulares.

Porque não podemos aplicar a argamassa apenas por “Pontos”?
RAZÃO 1: SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
RAZÃO 2: EFICÁCIA E DESEMPENHO DO ISOLAMENTO
RAZÃO 3: CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS


Leia o artigo na integra em:
http://www.eurobuild.pt/transferencias/atlas-correto.pdf

Esta e outras informações também podem ser encontradas em:
https://www.facebook.com/fanatlasportugal/