FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Isolamento térmico - Problemas sob investigação - Ep.5

Atlas Portugal

  • Inovar
  • ****
    • Mensagens: 322
    • Concordo/Discordo: +4/-1
Mais um caso desta série.

Caso 5. Barramento armado (reforço diagonal).

Defeito


Apareceram fissuras diagonais no revestimento final, nas zonas dos vãos (Foto 1).

Diagnóstico

O diagnóstico foi claro, mesmo sem qualquer teste ou provete. Foi desde logo excluído o problema estrutural, pois essa fissura só se manifestava no sistema de isolamento, questionou-se a aplicação de rede fibra de vidro de forma diagonal nestas zonas dos vãos e a resposta foi que não houve essa aplicação.

Solução

Aplicação de um novo barramento armado com reforço adicional nestas zonas e de forma diagonal. Posteriormente também foi aplicado novo revestimento final.

Estas tiras de rede de fibra de vidro, colocadas diagonalmente, ou de forma perpendicular à tensão que possa existir, são de extrema importância, pois uma fissura pode levar a outros problemas que só irão provocar danos no sistema e uma deterioração muito mais rápida. O reforço diagonal (Foto 2) consiste na instalação de uma tira de rede de fibra de vidro nessas zonas de maior tensão de forma diagonal embebida em duas camadas de argamassa de barramento. Esta aplicação deve ser executada na altura que se aplica também os perfis de reforço das zonas frágeis.