FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Isolamento térmico - Problemas sob investigação - Ep.3

Atlas Portugal

  • Inovar
  • ****
    • Mensagens: 322
    • Concordo/Discordo: +4/-1
Mais um caso desta série.

Caso 3. Colagem dos painéis  (espaços entre os painéis).

Defeito


O aplicador colou os painéis isolantes de uma forma pouco cuidada, levando a que as placas não ficassem totalmente encostadas, preenchendo esses mesmo espaços com argamassa (foto 1)

Diagnóstico

A negligência extrema do aplicador foi revelada no momento em que ele começou a preencher os espaços livres entre os painéis, executando da forma mais rápida, fácil e agradável - com o uso de argamassa. Não estamos surpresos com isso, pois o preenchimento adequado destas zonas provavelmente levaria o dobro do tempo que a fixação das placas. A resposta certa para essa situação deve ser cortar tiras de poliestireno com as mesmas dimensões das folgas e pressioná-las entre as placas, ou preenchimento com espuma PU de baixa expansão (foto 2).

Solução

A única coisa que podia ser feita era remover tudo e iniciar o trabalho novamente tendo especial atenção para não se cometer o mesmo erro. Caso contrário, se deixarmos esta argamassa nas juntas das placas, podemos enfrentar pelo menos duas situações negativas. A primeira é a ocorrência de pontes térmicas. Elas arrefecem localmente a parede e, como resultado, criam problemas nas superfícies internas. A falta de continuidade do isolamento também é uma grande desvantagem na eficiência de todo o sistema de isolamento térmico e leva a custos muito mais altos de climatização de um edifício. A segunda questão é a aparência do revestimento sendo facilmente observado os preenchimentos com argamassa.





vilhena

  • User Junior
  • **
    • Mensagens: 58
    • Concordo/Discordo: +1/-0