FÓRUM Inovar na Construção
Construção civil,  aquecimento, águas sanitárias, ventilação, revestimentos, isolamento térmico, caixilharias, arquitectura, legislação, e MUITO MAIS.
Participe com a sua experiência ou o seu caso.Participe com disciplina e numa abordagem esclarecedora. Lembre-se que alguém que ajuda hoje o poderá ajudar amanhã.Se tiver alguma dificuldade no seu registo por favor contacte-nos em geral@foruminovarnaconstrucao.ptFÓRUM Inovar na Construção - Registe-se...Veja as novidades mais recentes em www.inovarnaconstrucao.pt

Sistema construtivo ICF

Noddy

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +1/-0
Caros foristas,

Alguem conhece ou utilizou o sistema de construção  por ICF ?  Podem partilhar a experiência ?
Obrigado

david.madeirareis

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +0/-0
Caro Noddy, saudações.

Só antes de poder esclarecer, quero clarificar que faço parte de uma empresa, TECdream portuguesa (www.tecdream.com) que desenvolve projectos e constrói exactamente com este Sistema ICF. Não estou cá para fazer "publicidade encapotada", sendo que é tanto do meu interesse como de todos os outros aprender sobre o ICF e outras tecnologias.

O Sistema ICF - Insulated Concrete Forms - é um sistema com algumas variações, sendo que a qualidade final do produto e a maneira de construir são influenciados por essas mesmas variações. Ainda assim, é um sistema que permite construção mais rápida do que, por exemplo, a alvenaria, mas não sendo pré-fabricado, é um sistema que nunca chegará aos tempos de semanas conseguidos por LSFs ou casas pré-fabricadas de madeira, por exemplo.

No caso da TECdream, trabalhamos com um bloco com 7,5 cms de espessura de cada lado, sendo que os blocos podem variar nesta medida: em Portugal penso que existem empresas a usar blocos de 6 ou 6,5 cms de espessura. A largura interior do nosso bloco pode ser adaptado para paredes de 15, 20 ou mesmo 25 cms de betão, de forma a se conseguir responder a construções enterradas ou em altura, podendo chegar até 6 ou 7 pisos.

Em termos construtivos, é um sistema deveras interessante para qualquer empresa que construa com alvenaria tradicional e possa querer evoluir para um sistema de maior qualidade. Salvaguardando as devidas diferenças e pormenores específicos de cada sistema construtivo, o ICF permite trabalhar com equipas mais pequenas e sem recorrer a tanta maquinaria pesada - a betonagem acontece, normalmente, em 3 dias específicos da obra: um carro com manga para betão líquido vem à obra por 3 vezes, encher a laje, as paredes e depois a cobertura da moradia. Tudo o resto será "acartar" com blocos de esferovite, o que reduz drasticamente acidentes ou maleitas no corpo dos trabalhadores, a curto e longo prazo.

Além da betonagem, acabará por ser um Sistema interessante do ponto de redução de fases intermédias (cofragem perdida que permite ter logo todo o isolamento térmico ou acústico), com redução de desperdício ou materiais que não sejam reaproveitados (no nosso caso, calculamos apenas 2 a 3% de desperdício de material na construção da estrutura, sendo que grande parte dele é EPS que pode ser reaproveitamos ou reciclamos), aliado a uma facilidade de formação das equipas.

A nossa experiência tem sido no sentido de muita evolução processual nas construções, e na maioria delas nos últimos anos tentamos sempre inovar um pouco mais, e por isso é um Sistema com margem de inovação a nível macro e micro. Claro que uma das grandes dificuldades - como sofre o sector de uma maneira geral - é encontrar mão de obra que, não sendo necessária ser qualificada - tem que ter um mindset para aprender e estar atento aos pormenores; os vícios de quem tem 20 ou 30 anos de experiência são um obstáculo complicado de dar a volta.

Obviamente, gostaria de partilhar esta e outra informação que seja do interesse do fórum. Espero ler outros feedbacks da vossa parte.
DR

Noddy

• User Iniciado
  • *
    • Concordo/Discordo: +1/-0
Obrigado pela partilha. Para passar tubos constrói uma parede interior? Pode partilhar ficha técnica relativamente ao comportamento acústico?

david.madeirareis

• User Iniciado
  • *

Caro Noddy, para passar tubos, o Sistema ICF da TECdream tem uma grande vantagem: o nosso bloco tem 7,5 cms de espessura de EPS, o que facilita a abertura de roços para instalação de canalização ou electrificação, sem ter que partir betão.

Em termos acústicos, varia sempre um pouco de projecto para projecto (local, terreno, etc), mas temos tido uma média de isolamento acústico na casa dos 48 a 54 dB. Como certamente saberá, há muitos factores que influenciam estes valores, mas é uma média dos projectos que temos tido.

João Ramalho

• User Iniciado
  • *
    • JRamalho Engenharia
Boa Tarde,
Caro David,
Têm algum catálogo técnico que me consiga fornecer?

Tenho um cliente que inicialmente me pediu um projeto em aço leve, agora conheceu o sistema ICF e questionou-me relativamente a vantagens e desvantagens entre sistemas.
Trata-se de uma moradia com dois pisos.

Grato pela atenção.

david.madeirareis

• User Iniciado
  • *
Olá João, muito bom dia.
Temos alguma informação que poderemos enviar, nada propriamente técnico: fazendo um projecto de arquitectura para construção tradicional, pode-se adaptar para o ICF sem problemas nem grandes reformulações. Sugiro que nos envie uma mensagem através do formulário do site, ou então directo para mim - david.reis (a) tecdream.com

Quanto às vantagens e desvantagens, aí sim, há muita coisa diferente relativamente ao LSF, como certamente saberá. Sugiro também que possa passar no nosso novo site e ver a página das Vantagens e Diferenças do ICF, aqui

Disponha!

Djuganight

• User Iniciado
  • *
Caro Noddy, saudações.

Só antes de poder esclarecer, quero clarificar que faço parte de uma empresa, TECdream portuguesa (www.tecdream.com) que desenvolve projectos e constrói exactamente com este Sistema ICF. Não estou cá para fazer "publicidade encapotada", sendo que é tanto do meu interesse como de todos os outros aprender sobre o ICF e outras tecnologias.

O Sistema ICF - Insulated Concrete Forms - é um sistema com algumas variações, sendo que a qualidade final do produto e a maneira de construir são influenciados por essas mesmas variações. Ainda assim, é um sistema que permite construção mais rápida do que, por exemplo, a alvenaria, mas não sendo pré-fabricado, é um sistema que nunca chegará aos tempos de semanas conseguidos por LSFs ou casas pré-fabricadas de madeira, por exemplo.

No caso da TECdream, trabalhamos com um bloco com 7,5 cms de espessura de cada lado, sendo que os blocos podem variar nesta medida: em Portugal penso que existem empresas a usar blocos de 6 ou 6,5 cms de espessura. A largura interior do nosso bloco pode ser adaptado para paredes de 15, 20 ou mesmo 25 cms de betão, de forma a se conseguir responder a construções enterradas ou em altura, podendo chegar até 6 ou 7 pisos.

Em termos construtivos, é um sistema deveras interessante para qualquer empresa que construa com alvenaria tradicional e possa querer evoluir para um sistema de maior qualidade. Salvaguardando as devidas diferenças e pormenores específicos de cada sistema construtivo, o ICF permite trabalhar com equipas mais pequenas e sem recorrer a tanta maquinaria pesada - a betonagem acontece, normalmente, em 3 dias específicos da obra: um carro com manga para betão líquido vem à obra por 3 vezes, encher a laje, as paredes e depois a cobertura da moradia. Tudo o resto será "acartar" com blocos de esferovite, o que reduz drasticamente acidentes ou maleitas no corpo dos trabalhadores, a curto e longo prazo.

Além da betonagem, acabará por ser um Sistema interessante do ponto de redução de fases intermédias (cofragem perdida que permite ter logo todo o isolamento térmico ou acústico), com redução de desperdício ou materiais que não sejam reaproveitados (no nosso caso, calculamos apenas 2 a 3% de desperdício de material na construção da estrutura, sendo que grande parte dele é EPS que pode ser reaproveitamos ou reciclamos), aliado a uma facilidade de formação das equipas.

A nossa experiência tem sido no sentido de muita evolução processual nas construções, e na maioria delas nos últimos anos tentamos sempre inovar um pouco mais, e por isso é um Sistema com margem de inovação a nível macro e micro. Claro que uma das grandes dificuldades - como sofre o sector de uma maneira geral - é encontrar mão de obra que, não sendo necessária ser qualificada - tem que ter um mindset para aprender e estar atento aos pormenores; os vícios de quem tem 20 ou 30 anos de experiência são um obstáculo complicado de dar a volta.

Obviamente, gostaria de partilhar esta e outra informação que seja do interesse do fórum. Espero ler outros feedbacks da vossa parte.
DR

Boas,
Estou em vias de construir a minha casa e ando a estudar as variadas opções existentes actualmente aqui no nosso mercado.
O sistema ICF parece bastante engraçado mas como funciona em relação ao isolamento da água?
Lá fora este sistema está muito mais avançado do que cá e esta situação continua a ser o calcanhar de Aquiles.
Cumps